quinta-feira, 5 de abril de 2018

Qual a duração/tempo ideal para aula de Baby Class?


A turma do baby class corresponde as idades entre 3 a 6 anos. Nessa fase da infância as crianças estão em pleno desenvolvimento físico/motor, social/afetivo e cognitivo.  As brincadeiras são parte importante nesse processo, assim como as histórias e imaginações, e todo contexto que envolve o trabalho lúdico.

Mesmo com tanta energia e disposição é impossível prender a atenção de uma criança por um logo período. E na verdade, acredito não ser o ideal já que as mesmas precisam diversificar suas atividades e ações; sendo necessário para um bom desenvolvimento infantil conter uma gama de estímulos como: Brincadeiras, jogos educativos, leituras, desenhos, alguma atividade física como o balé, entre outros.

Falando sobre as aulas de balé, elas são riquíssimas para auxiliar os estímulos dos marcos do desenvolvimento infantil, pois as mesmas buscam trabalhar com o social, musicalidade, movimentos diversos, brincadeiras e ludicidades, criatividade e imaginação, entre outros aspectos. Para desenvolver essa aula o professor tem em média entre 40 a 50 minutos, tendo que planejar e organizar da melhor forma todos os eixos e possibilidades que o balé traz.

POR QUE UMA AULA DURA 50 MINUTOS?
Segundo o filósofo e professor Mario Sérgio Cortella, no início do século 20, a Psicologia Infantil fez um estudo na área da educação para saber quanto tempo uma criança poderia “focar” algo, sem perder a atenção, e detectou que, a capacidade de concentração de uma criança, era de 50 minutos no período diurno, e 45 minutos no noturno. Essa pesquisa foi refeita há alguns anos e hoje o tempo médio que uma criança presta atenção em algo, sem perder o foco é: 6 minutos, outros afirmam entre 8 a 10 minutos. Isso porque hoje tudo é muito veloz.

Reduziremos então nossas aulas de balé para 6 minutos? Logico que não, porém nosso trabalho deverá ser mais dinâmico, buscando trabalhar com o conteúdo didático proposto e com a ludicidade devida a cada idade.

No entanto é inviável manter uma criança em aula por mais de 50 minutos. Por quê? Além do aspecto da atenção, existe o aspecto físico, não podemos trabalhar por muito tempo músculos, articulações e esquema esquelético, forçando assim os mesmos com trabalhos excessivos, pois como já citamos, essa turma encontra-se em pleno desenvolvimento físico.  O desenvolvimento ósseo-muscular da criança é considerado maduro a partir dos 08 anos, antes disso a atividade motora deve conter orientações cuidadosas com um olhar e ações ao desenvolvimento natural da criança. 

Sendo assim, uma atividade física seja ela aulas de balé ou não que ultrapasse os 50 minutos é extremamente exaustivo para uma criança por mais lúdica que ela seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...