terça-feira, 13 de março de 2018

Combinados e Regrinas para Sala de Aula

Olá professores,

Vamos falar de ordem, disciplina, regras e princípios, pois os famosos combinados nada mais é que estabelecer valores e ensinar disciplina e respeito para as alunas, algo que, "vamos combinar", tem se perdido nos dias atuais.

Existem professores que tem receio de impor limites, estabelecer regras etc., temendo a reação dos pais ou direção da escola (educação infantil), mas é impossível trabalhar com crianças sem conversas, sem mostrar o que pode e o que não se pode fazer, e, acredito eu que, pais sensatos e com princípios serão os primeiros a apoiarem sua iniciativa em buscar um mínimo de disciplina em sala.

As aulas iniciaram e se você não organizou seu cominado em sala está na hora de organizar.
Separe um espaço para isso e se desejar faça da seguinte forma: 

Foto de Noemi Manalang

Em um mural ou cartaz escreve as regras/combinados que deseja ter em sala.
Exemplos: 

Toda bailarina é linda e toda bailarina linda:
   - Não grita;
   - Respeita a fila;
   - Espera sua vez;
   - Não se balança na barra;
   - Pedi licença e obrigada...

Entre outros.

Tudo irá depender da sua realidade em sala de aula. Busque a melhor forme de manter a disciplina e bom andamento das aulas. Mesmo com todo trabalho lúdico e encantador que as aulas de balé tem é preciso ordem e em alguns momentos ela poderá faltar, ai entram as regras e combinados.

Alguns professores gostam de repeti as regrinhas todo inicio e final de aula. Outros além desse habito realizam anotações presenteando os alunos com recadinhos ao final de cada mês.

Tudo isso, são ações encontradas por professores que vivem diversas realidades, talvez em sua realidade não precise de regras ou algo do tipo, ou talvez você encontrou outras formas de ordem e disciplinas, se desejar compartilhe conosco suas ideias e experiências.

Abraços a todas e bom inicio letivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...