quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Dicas para o primeiro dia de aula (Baby Class)

Olá professores!

Muitos já estão na correria dos preparativos para o retorna as aulas do balé, alguns já fizeram seus planos de aula e outros não.

Para quem ainda não fez e deseja de algumas dicas segue abaixo um plano de aula para a turma do Baby Class. Plano da Serafim do Pacote dos Assinantes.


PLANO DE AULA (turma 3 a 6 anos)
Objetivo da Aula: Socialização e Adaptação
1ª Semana / Aula 01

Escola: __________________________________________________________________________
Professora: ______________________________________________________________________
Turma: __________________________________________________________________________
Data/Dia da Semana: ______________________________________________________________
Duração da Aula: Sugestão 50 minutos

Descrição do Exercício: Olá!!! Bem-Vindas!!!
Tempo: 05 minutos
Objetivo: Socialização e adaptação.
Metodologia: De pé e em fila.
Recursos: Música ao fundo para receber as alunas.
Conteúdo: O professor organizará uma fila para as alunas entrarem em sala de aula. Puxando a fila, o professor localizará as alunas no centro da sala de aula ficando em frente para as mesmas e dando um Olá e Boas Vindas! Apresentando a sala de aula e uma pequena descrição do mundo mágico do balé. (Pode usar a imaginação e dizer que aquela é a sala onde muitas aventuras e diversões irão acontecer). Após essa pequena introdução posicionar as alunas em circulo para o próximo exercício.
Avaliação: Diagnóstica - Observar a reação e comportamento das alunas.
_________________________________________________________________________________

Descrição do Exercício: Quem é você?
Tempo: 15 min
Objetivo: Socialização e adaptação.
Metodologia: Sentadas em circulo, lúdico.
Recursos: Varinha da fada, diálogo.
Conteúdo: O professor inicia falando que estar a varinha mágica da fada e que a varinha faz todo mundo falar quando aponta para a pessoa. Ele inicia apontando para si e faz a pergunta: Quem é você ou Quem sou eu? Se apresentando para as alunas em seguida. Pode realizar outras perguntas como: Quantos anos você tem? O que você gosta de fazer? Qual seu desenho preferido? Qual sua cor preferida? etc. Fazendo essas mesmas perguntas para as alunas em sentido horário. 
Avaliação: Diagnóstica - Observar comportamento das alunas (timidez, espontaneidade, etc.).
_________________________________________________________________________________

Descrição do Exercício: Que passo é esse?
Tempo: 15 min
Objetivo: Socialização e adaptação.
Metodologia: De pé em Circulo.
Recursos: CD músicas clássicas.
Conteúdo: Após o momento de conversa do exercício anterior o professor convida todos para ficarem de pé e pergunta quem já fez balé antes (se tiver alunas novas), pois o objetivo dessa atividade é lembrar o que já se sabe. Em seguida começando pelo professor o mesmo fará alguns passos de balé passando a vez para a aluna e assim por diante. Pode repetir entre duas a três vezes fazendo com que as alunas lembrem e mostre para a turma o que já aprendeu.
Avaliação: Diagnóstica - Analisar o aprendizado anterior e/ou a noção espacial que a aluna tem.
_________________________________________________________________________________

Descrição do Exercício: Dancinhas
Tempo: 10 min
Objetivo: Socialização e adaptação, trabalhar a expressão.
Metodologia: Livre em sala de aula
Recursos: CD músicas infantis
Conteúdo: Dança livre. Deixar a aluna dançar como desejar e expressar seus passos e sentimentos.
Avaliação: Diagnóstica - Analisar o aprendizado anterior e/ou a noção espacial que a aluna tem.
_________________________________________________________________________________

Descrição do Exercício: Relaxamento
Tempo: 5 minutos
Objetivo: Relaxar o corpo no final da aula.
Metodologia: Deitadas de costas no chão.
Recursos: CD música clássica ou infantil (música calma)
Conteúdo: As alunas deitarão no chão de costa e o professor pedirá para que as mesmas fechem os olhos e ouça a música. Só poderá abrir os olhos quando terminar a música.

DICAS: Se o professor desejar pode preparar umas lembrancinhas e boas vindas e fazer um lanche bem legal. Dica de lembrança, cadernos, lápis, diário do aluno, porta-sapatilha, porta-lápis etc.

 Boa Sorte!!!
Boa Aula!!!!

 A dança alegra o coração de quem contempla, de quem pratica e de quem ensina.

Elidiane Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...