quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Aula Temática em Comemoração ao Dia da Prematuridade (download)

Sobre a Aula Temática e a minha Experiência com a Prematuridade.

Dia 17 de Novembro é o dia Mundial da Prematuridade e em comemoração a esse dia criamos uma Aula Temática com nossa mascote que traz em sua história a experiência da prematuridade. A aula foi pensada e idealizada com muito carinho para abordar e trazer maiores informações sobre o tema prematuridade aos professores de Baby Class. Como forma de Aula Temática aborda a história da Bia Bailarina, uma criança que nasceu prematura e tem algumas dificuldades nas aulas de balé por causa da sua deficiência com a coordenação motora, trazendo também uma forma de conscientização infantil e prevenção contra bullying em sala de aula trabalhando o desenvolvimento socioemocional infantil.

É sabido que existem várias causas que podem levar uma criança a ter uma deficiência na coordenação motora, e entre elas, a prematuridade. Ciente disso e vivendo essa realidade com minha filha é que foi idealizado essa aula comemorativa para abordar e trabalhar a questão motora infantil e suas deficiências. O bebê prematuro pode ter um pequeno atraso no seu desenvolvimento neurológico e segundo especialistas o mesmo se compensa com o passar do tempo. Os bebês prematuros podem conservar algumas sequelas da doença que motivou a prematuridade ou que ocorreram logo após o nascimento.

Tive uma filha que nasceu com 25 semana (6 meses) considerada prematura extrema, Bianca Serafim, hoje está com 2 anos e 4 meses de nascida, ainda não pratica balé, mas realiza fisioterapia e iniciei em casa um trabalho com aulas de introdução ao balé de forma bem lúdica trabalhando com suas maiores deficiências sobre tudo a coordenação motora geral (Pondo em prática meus conhecimentos de balé para Baby Class, sobre as orientações de sua fisioterapeuta).

É certo que como mãe de uma criança que nasceu prematura e ciente dos benefícios que o balé pode trazer a mesma, procurarei uma escola com profissionais que busquem sempre conhecimentos e estejam atentos as dificuldades e deficiência  no desenvolvimento da minha filha, sabendo avaliar seu processo de desenvolvimento infantil, me oferecendo assim uma segurança como mãe, me fazendo entender que vale a pena ter a atividade do balé em sua vida, pois o mesmo estará lhe proporcionando maiores ganhos e crescimento.

Seja você esse profissional!

Elidiane Serafim         

Observação:

Junto a esse material o professor encontrará dois textos que lhe auxiliarão trazendo maiores conhecimentos sobre o tema prematuridade e sobre o desenvolvimento socioemocional infantil. Dança e Fisioterapia para Crianças Prematuras da fisioterapeuta Juliana Stagliorio (Escola de Dança Juliana Stagliorio) e o texto Desenvolvimento Socioemocional para Lidar com a Diferença da psicóloga da dança Maria Cristina Lopes do Ballet sem estresse.

Clique aqui para baixar a aula temática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...