terça-feira, 13 de setembro de 2016

Desenvolvimento social da criança: a importância do brincar

Artigo do site da OMO

Foto: Site Mamãe em Tempo Integral

A brincadeira é essencial para o desenvolvimento social da criança. Ao brincar, os pequenos não apenas exercitam regras de conduta, como também assimilam conceitos que são importantes para a sua formação, como aprender a dividir, esperar a sua vez, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Fortalecer a aprendizagem e o desenvolvimento social através da brincadeira é fácil e divertido. Veja aqui algumas ideias para estimular a criançada.

Desenvolvimento pessoal e social da criança: brincar para aprender
A partir dos quatro anos existe um nível maior de interação e organização na forma de brincar. Nessa fase em que a criança já sabe dar e receber instruções, algumas brincadeiras devem ser estimuladas para potencializar a autonomia e a sociabilização infantil.

Por isso, incentive a criança a brincar com os coleguinhas de classe, primos ou vizinhos. Até mesmo as brincadeiras mais simples estimulam condutas importantes para o desenvolvimento social infantil. Ao brincar com outras crianças o seu filho vai precisar compartilhar brinquedos, ideias e vontades contribuindo para que ele aprenda sobre o direito do outro e o respeito ao próximo.

Blocos de construção, jogos de tabuleiro e as brincadeiras tradicionais como pular corda, amarelinha e elástico são excelentes formas dos pequenos interagirem uns com os outros. Além de estimular o desenvolvimento social da criança, esses passatempos também beneficiam a coordenação motora e a linguagem.

Já as atividades que envolvem competições em equipes ensinam a criança a ganhar e perder de forma saudável, estimulando o espirito esportivo. As modalidades esportivas como futebol, vôlei e tênis têm a vantagem de servir como recreação, exercitar a criançada e ainda educar sobre esses conceitos.

Outras brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento social da criança são aquelas em que os pequenos precisam pensar estratégias em conjunto e seguir certas regras para alcançar um objetivo em comum. Gincanas, queimada e caça ao tesouro, por exemplo, incentivam a sociabilização e podem ser feitas no quintal de casa, no condomínio ou na praça.

Brincar com os irmãos também é uma oportunidade para estimular o aprendizado e o desenvolvimento social da criança, além de fortalecer laços afetivos. Em casa, os pais podem sugerir passatempos para que os filhos façam juntos como quebra-cabeças, jogo de xadrez, ludo, dama, detetive, entre outras.

Na infância a brincadeira proporciona um canal de interação com mundo, favorecendo descobertas que são essenciais para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Por isso, incentive o seu filho a brincar e interagir com os amiguinhos mesmo que isso signifique umas manchinhas a mais na roupa.

E você tem outras dicas de brincadeiras para incentivar o aprendizado e o desenvolvimento social das crianças? Compartilhe suas sugestões conosco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...