quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A psicologia da dança

Mais uma parceria muito especial para nosso Blog, Ballet sem Estresse irá contribui conosco falando sobre Psicologia da dança com a Psicóloga Maria Cristina Lopes. Aproveite mais essa parceria e agregue maiores conhecimentos. 

É certo que a psicologia do esporte é um ramo da ciência da psicologia há pouco estudado. Na verdade, a psicologia como ciência não data de muitos anos atrás. Podemos dizer que a psicologia do esporte já conseguiu estudar muitos fatores importantes e serve principalmente para melhorar o rendimento dos atletas – seja melhorando sua capacidade cognitiva, trabalhando emoções ou reinterpretando pensamentos – a psicologia do esporte veio para ficar.

A dança data de muito antes da psicologia. E o ballet clássico é uma modalidade que causa grande interesse de novas ciências que vem estudar e auxiliar o universo da dança. Uma das principais questões de bailarinos é “como dançar melhor?” e com isso fazem aulas e mais aulas. Existem novas técnicas para ajudá-los e lá vão os bailarinos. É certo que a motivação do bailarino é dançar – e dançar bem!

A psicologia da dança nasce primeiramente como um estudo – principalmente em relação a comportamento alimentar (estudos muito sérios). E depois – como tudo na vida – vai se aprimorando e se volta para melhorar o rendimento dos bailarinos. O mesmo conceito da psicologia do esporte. Afinal, assim como os atletas, os bailarinos querem se superar cada dia mais. E algumas das principais companhias de dança já apostam nesta nova área.

Mas o que pouquíssimos bailarinos sabem é que esta é a ciência a procurar quando se quer ter mais motivação, atenção, autoestima, foco, bem estar e diminuir ansiedade – principalmente de palco. É basicamente aquela ciência a se recorrer quando se acredita que poderia estar dando mais de si mesmo, mas que, por algum motivo, não está. A psicologia da dança também ajuda muitos professores que tem dificuldade em gerenciar uma turma difícil ou não sabe lidar com alguns alunos.

Como muitas outras ciências, a psicologia da dança vem para erguer ainda mais o mundo da dança – o fascinante mundo da dança.



Maria  Cristina Lopes é psicóloga e idealizadora da página Ballet sem estresse. 
Ajuda bailarinos a dançarem melhor e com mais motivação e professores de dança a otimizarem suas aulas. Realiza consultoria para escolas e companhias de dança além de atender bailarinos em sua clínica no Rio de Janeiro.



Maria Cristina Lopes
Psicóloga da dança 
CRP 5/47829

+55 21 993053432 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...