domingo, 12 de julho de 2015

Baby class oferece forma lúdica de contato com os movimentos do balé


O encontro de garotinhas de dois a quatro anos vira uma brincadeira só. Na aula de baby class (balé para bebês), não é diferente. Só que todos os movimentos feitos despretensiosamente viram um ganho do ponto de vista da dança. O estímulo parece precoce, mas os benefícios podem ser maiores se comparado ao aplicado em pessoas em fase maior de desenvolvimento.

Os pais que procuram escolas de dança para matricular suas filhas — os meninos ainda são minoria neste quesito, apesar de poderem gozar dos mesmos benefícios — chegam com uma imagem pouco clara do que o baby class pode oferecer para o desenvolvimento das crianças.

— Muitos matriculam nesta aula porque as filhas ainda não estão em creches e precisam saber lidar com novas amizades ou porque demonstram vontade de dançar — identifica a professora do Colégio AZ Arte em Joinville, Sheila Cardoso Melatti.

A dança a partir dos dois anos pode auxiliar na respiração, pois alonga a parte pulmonar, e desenvolve a coordenação motora daqueles que mal aprenderam a dar os primeiros passos.

— Trabalhamos com o mundo delas, aplicando os passos básicos de balé — conta Sheila, para quem cada aula é uma surpresa.

— O início da aula depende muito do espírito da turma. Tem dias que elas estão muito dispersas e a aula acaba não passando de 30 minutos — explica.

Ao invés do som do piano, a música que embala os movimentos, alguns dispersos entre a brincadeira, são as cantigas de roda. Para estimular as ações, o professor pede imitações de tartarugas ou o caminhar de gatinho. São essas aproximações com a linguagem infantil que conquistam a atenção das pequenas.

Além de físico, os ganhos estão em determinar horários para as atividades, disciplina e convívio em grupo.

O baby class atende até os seis anos. A partir desta idade, as aulas deixam de ser mais lúdicas e passam a ser centradas na barra, com exercícios que exigem maiores esforços.

Por Rafaela Mazzaro 
Disponível no site A Notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...