segunda-feira, 11 de maio de 2015

Posicionamento do corpo/espaço

Todo bailarino deve desenvolver seu trabalho definindo internamente e visualmente o direcionamento espacial do espaço que utiliza. Ele deve considerar o centro de um quadrado do qual irradiam-se três linhas, como na figura abaixo.

É em cima desses pontos que se formam as posições do corpo. Primeiramente, é necessário saber sobre os direcionamentos-chave.

Devant: na frente
Derrière: atrás
À la seconde: do lado
Croisé: cruzado
Effacé: de frente
Ecarté: separado, afastado

Além dessas noções, ainda se faz necessário entendermos sobre o Diagrama de Orientação que está relacionado com o espaço tanto em sala de aula quanto no palco.

Diagrama de Orientação
Imagem Serafim Ballet


O ponto 1 é a frente da sala, ou a platéia, logo, esse ponto é o devant (frente) e o ponto 5 é o derrière (atrás). Isso nunca muda!

Considere, para iniciar, que croisé (cruzado) é quando as pernas estão cruzadas em relação ao espectador. Se você vira de frente para o ponto 8 com a perna direita na frente, está em croisé devant. O croisé devant também pode ser obtido de frente para o ponto 2 com a perna esquerda na frente. Já o croisé derrière acontece de frente para os mesmos pontos, sendo que no 8 a perna esquerda está atrás e no 2 a perna direita está atrás.

Outra posição é o effacé (de frente), onde seu corpo está sempre "aberto", as pernas não se cruzam, a linha do corpo fica aberto para o público. Quando se está de frente para o ponto 8, a perna esquerda na frente indica effacé devant, sendo que a perna direita atrás indica effacé derrière. Já de frente para o ponto 2, o effacé devant é quando a perna direita está na frente, e o derrière é quando a perna esquerda está atrás. Concluindo: para se obter o effacé devant, estica-se a perna que está mais longe do público (ou do centro do palco), e para o effacé derrière, a que está mais perto.

Já a posição ecarté (separado) deixa a perna sempre à la seconde (do lado, daí o nome "separado"), sendo que o corpo está de frente para as diagonais (ponto 2 ou 8). Para obter o ecarté devant, levem a perna mais próxima do público à la seconde. Já para o derrière, levem a perna mais distante à la seconde.

EXEMPLOS


É fundamental termos noção de espaço e direcionamento do corpo. Se você é iniciante no balé estude sobre o assunto e pratique bem em casa associando as imagens com os nomes e memorizando dos mesmos. 


Fonte: Blog Plano Ballet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...