quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mímica - Ballet Infantil

Nós usamos a mímica todos os dias, quando, por exemplo, acenamos “olá” a um amigo. Não há fala no balé, então os dançarinos usam a mímica para contar história, Estes movimentos são feitos de um jeito que os tornem fáceis de entender. As histórias com mímica de alguns balés são feitos do mesmo modo há mais de 100 anos. (HACKETT, 2013).

É sabido que o balé infantil trabalha de forma lúdica agregando exercícios, músicas e danças nesse contexto para que assim as alunas possam além de aprenderem balé vivenciarem sua infância, não tirando delas o brincar e nem perdendo a graça do balé e suas disciplinas, sendo assim, existe ai uma união entre disciplina com brincadeiras ou brincadeiras com disciplina, você escolhe...

A mímica no balé infantil deve ser um atrativo a mais para as crianças, onde as mesmas possam e sintam essa magia do lúdico, da brincadeira e ao mesmo tempo perceba a forma disciplinada em ter que realizar o movimento mímico e esperar que o outro responda ou a disciplina de realizar a mímica no tempo correto estabelecido pela professora, entre vários outros benefícios e criatividades que a mímica possa trazer.

O maravilhoso no mundo do balé infantil é que tudo pode ser trabalhado de forma criativa unindo as brincadeiras e a disciplina como citado posteriormente. No caso da mímica, ela traz a possibilidade de trabalhar o silencio. Lembro-me de está dando aula e realizando uma atividade em que contava a história e as alunas interpretava com a dança, mas elas se envolveram tanto não conseguiam realizar tudo sem se expressarem por meio da voz, foi ai que percebi a necessidade do trabalho mímico.


Segue um material com algumas expressões de mímicas para você trabalhar em suas aulas e coreografias; esse material também faz parte da apostila preparada por mim de Técnica de Coreografia Infantil. 



Você pode baixar esse material em PDF aqui

3 comentários:

  1. Oi, eu gostaria de saber de onde essas ilustrações foram tiradas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do site de imagens Pinterest. (imagens de um livro de balé)

      Excluir

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...