sexta-feira, 10 de abril de 2015

Abril, mês da Dança

Olá queridos leitores!


Balé Jovem de Cajazeiras, espetáculo Fuga

Vocês sabiam que Abril é considerado o mês da dança? Na verdade é comemorado no dia 29 de abril o Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança, essa data foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança (CID) e pela Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1982. 

Essa data foi escolhida para homenagear o mestre francês Jean-Georges Noverre, sendo essa a data do seu nascimento. O francês inovou ultrapassando os princípios gerais que norteavam a dança no seu tempo. Tinha como proposta expressar a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutiliza dos movimentos. Noverre, escreveu um conjunto de cartas sobre a dança em sua época “Letters sur la Danse”

Muitos não têm conhecimento dessa comemoração ate mesmo pessoas da área não estão cientes dessa data. Entendo com isso que se faz necessário não só ensinar a dançar, mas levar aos alunos o conhecimento da história da dança, seu surgimento, suas mudanças ocorridas através das décadas e tudo mais que envolva a dança, sou a favor de termos nas escolas de balé aulas teóricas e práticas. 

Em fim, com base nessa data é que os artistas, as escolas, teatros e outros preparam um mês inteiro com vários eventos e atividades para comemorar a dança.  
O Festival Internacional VivaDança é um exemplo de eventos que são realizados no decorrer do mês de abril, além desse existe muitos outros circulando pela cidade. 

Confira as datas no site do Viva ( http://festivalvivadanca.com.br/ ) e no site da Agenda Cultural do Estado da Bahia ( http://www.agendacultural.ba.gov.br/categoria/danca/ ).


Dica da Serafim

Uma outra dica é o Espetáculo Fuga do Balé Jovem de Cajazeiras, dirigido e coreografado pelo grande amigo da Serafim, o professor Marcos Ferreira. O espetáculo acontecerá no Teatro Vila Vela nos dias 24, 25 e 26 de abril com ingressos super popular, apenas 2,00 reais. Curta a página da galera e saiba mais (Balé jovem de Cajazeiras)


Para você que não mora na Bahia, confira na sua cidade os eventos para esse mês que certamente haverá algum. Um detalhe muito importante é que a maioria são eventos gratuitos ou com preço bem popular oferecendo assim a toda comunidade acesso às artes. 


OBS: Próxima postagem dicas para os professores de balé infantil poderem aproveitar o mês e realizar atividades diferentes e criativas.



Fonte de pesquisa sobre o francês Jean-Georges Noverre: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...