terça-feira, 10 de março de 2015

De Volta as Aulas (Primeiro dia de aula)

Dicas para Balé Infantil 

Olá queridas professoras, é chegado o inicio do ano letivo de 2015 e para muitas de vocês a primeira aula já foi realizada, mas para outras ainda não. Sendo assim como acabei fazendo essa postagem um pouco tarde, acho que ainda dar tempo de passar algumas dicas para vocês.
Vamos lá!


PARA INICIAR

Um sorriso bem lindo no rosto será seu cartão de visita, seguido de um bom dia ou boa tarde princesas!!! Bem animado. 

Se a turma já estiver na sala te esperando, você já organiza a turma em circulo, se não, então é bom organizar uma fila pedindo que as mesmas coloquem a mão na cintura e façam postura de bailarina para entrarem na sala bem lindas. (É sempre importante fazer junto com elas)

Já na sala em circulo, você inicia sua apresentação, pode ser que a turma já te conheça do ano anterior ai é bom perguntar: Quem lembra do nome da pró? Se elas não conhecem você se apresenta e fale seu nome como ele é, depois como deseja ser chamada, porque isso????
Exemplo: Meu nome é Elidiane, tem adulto que esquece, imagine uma criança!! rsrsr. 

Então eu sempre fiz assim: 

EU: Meninas, o nome da pró é Elidiane, mais é um nome graaandeee e complicado, né? 
ALUNAS: É mesmo pró!!! 
EU: Então, para ficar maaais simples e vocês não esquecerem, podem chamar de Pró Lidi. Como é meu nome? 
ALUNAS: Pró Lidiiiiiiiii  
EU: Isso mesmo! 

(Imagine essa fala com gestos e vozes kkkkkkk, amooo)

Depois da sua apresentação é a vez das meninas se apresentarem. Organizando para que se apresentem uma por uma de forma que todas esperem a coleguinha. 
Apos a apresentação você pode perguntar como foi as férias delas, se elas viajaram, se visitaram a vovó etc, vai sair muitas histórias....

É bom também perguntar (se a turma for nova ou se tiver aluna nova) se elas já fizeram balé antes.
Essa parte é legal porque se elas já tiveram contato com o balé e a professora não foi você, então você poderá começa as atividades após a conversa pedindo que elas mostrem os passos que aprenderam com a outra pró. (Isso pode ser feio em circulo mesmo, apresentando uma por uma).

Após essa troca de conhecimento e apresentação, você faz um alongamento básico, com borboletinha, tesourinha, sapinho etc

Pode lembrar os 5 passos do balé ou apresentar se elas ainda não conhecem; 

Pode fazer corridinha;

Skips; 

Alguns passos básicos...

E depois a dança livre, deixando a turma a vontade para dançar como quiser. 

É bom levar um desenho que pode ser desenvolvido na sala de aula ou elas podem levar para casa e trazer na próxima aula. Se você optar em realizar a atividade do desenho em sala de aula não precisa e nem dará tempo fazer alguns exercícios, então logo apos a conversa passe para o desenho (de preferência desenho de uma bailarina, onde elas possam escrever o nome delas) você poderá organizar um mural e expor os desenhos, essa também é uma forma de apresentação, pois quando elas mostrarem qual o desenho delas poderá também falar o que gosta de fazer, o que quer ser quando crescer. Faz bem que a professora também esteja pintando sua bailarina e inicie apresentando seu desenho assim como falando de seus sonhos e desejos.  

São algumas dicas de como iniciar suas aulas, ainda existe as regrinhas que gosto de passar para que as aulas fiquem organizadas e as alunas se mantenham em disciplina, mas para não ficar muita coisa, essas regrinhas podem ficar para próxima aula, sendo também o assunto da próxima postagem.

Boa sorte e mãos a obra.
Deus abençoe e dê sabedoria a todas, bjs!

Um comentário:

  1. Perfeito!!! Foi assim mesmo que eu fiz, do jeito que vc Pró Lidiii me ensinou no curso!
    Dicas maravilhosas!! Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...