quarta-feira, 18 de março de 2015

Como manter a disciplina em sala de aula???

Olá queridas professoras!

Dar aula de balé para turma infantil é de longe bem diferente da turma adulta ou adolescente, conseguimos manter a disciplina sem problemas, porém com a turma infantil existe uma dificuldade e preocupação maior de como manter a disciplina em sala de aula. 

Existem alguns questionamentos e dúvidas principalmente para quem está começando. Será que posso gritar com a criança? Será que posso aplicar um castigo? Será que deixo ela fazer o que quiser? Entre outras dúvidas...




ALGUMAS DICAS
  • Primeiro, nunca fale gritando, troque o grito por uma voz firme e séria onde fará com que a criança entenda que agora você está falando sério, já que na maioria das vezes devemos ter um tom mais doce e algumas vezes animado;
  • Para fazer correções, abaixe-se. Sempre fique de joelho ou abaixada de forma que sua altura se assemelhe à da criança, para criar proximidade e empatia;
  • Se for preciso, dê um "castigo" pedindo à criança para ficar sentada durante a execução de um exercício e depois chame ela de volta de modo carinhoso, passando a mão na sua cabeça, mostrando carinho e atenção;
  • Sempre fale para as alunas que elas são  lindas, princesas e bailarinas, ressaltando que uma bailarina é obediente, não responde os adultos, respeita os colegas, etc. Essas afirmações ajudam no comportamento delas de uma forma extraordinária. Sempre falava isso as minhas alunas e elas se comportavam como tal, sempre lindas!!! :) As vezes ressaltava isso com um tom musicalizado, falando assim: Toda bailarina é? Elas respondiam: Obediente!!! Obedece o papai, a mamãe e a pró, toda bailarina é Lindaaaa!!! rsrsrs;
  • Algo muito importante a observar é que existirão dias que as alunas estarão todas mais eufóricas e não executarão os exercícios com prazer e obediência. Para dias assim é bom não fazer é não forçar uma aula em que elas não se entregarão ou não terão prazer. Meu conselho é que realize brincadeiras, coloque música para dança livre, faça desfile e atividades mais dinâmicas, deixe elas pularem para extravagar as energia, é melhor mudar a aula do que insistir em uma aula que não dará rendimento.    
Outra coisa que aprendi e fazia com todas as minhas turmas de balé infantil era "As Regras da Sala de Aula". Em uma folha, escrevia algumas regras que teríamos que cumpri na sala e ao final da aula analisávamos se todas juntas tínhamos cumprido as regras. As que tivesse feito tudo direitinho ganharia um coração, ou estrela, ou flor (ou o que o professor quiser inventar) e no final do mês quem tivesse todos os corações, por exemplo, ganharia um prêmio que poderia ser um coração com uma dedicatória da pró (ou a flor, a estrela...).

Se o professor preferi não precisa colocar prêmios, só as regras com os corações ao lado de cada nome para simbolizar o cumprimento das mesmas. Tenha um caderno com o nome das alunas para que assim você possa está colocando observações, realizando chamadas e colocando os corações. 

Você também pode preparar um mural do balé e colocar as "regras da sala" nesse mural, assim estará exposto e você poderá sempre lê para a turma. 

EXEMPLO DE REGRAS

- Não gritar.
- Obedecer a professora.
- Respeitar as coleguinhas.
- Não falar palavras feias.
- Pedir licença e desculpas quando precisar.
- Respeitar a fila
- Esperar sua vez para falar.
- Esperar sua vez para fazer o exercício
Etc

Não precisa colocar muitas coisas, a professora pode escolher o básico para que assim elas possam ate mesmo decorar as regras. Escolha aquilo que condiz com sua realidade em sala de aula.

Exponha as regas da sala no Mural do Ballet, você já fez um?
No próximo post vou ensinar a fazer um Mural do Ballet para você poder expor todas as atividades que realizar com sua alunas, como desenhos, fotos e outros.

Bjs e ate lá!

2 comentários:

  1. Que ótima dicas. Vou aplicar com minhas alunas que as vezes me deixam de cabelo em pé rsrsr. Espero o Mural do Ballet, quero fazer.

    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amanda que gostou, espero está ajudando, bjs!

      Excluir

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...