quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Modernidade, formando crianças sem imaginação.

Passei um bom tempo sem postar, mas estou de volta e com algumas novidades para compartilhar. Hoje irei compartilhar uma das experiência que vivi dando aulas de balé.

Imagem do site UOL Notícias 
No mês de outubro fiquei surpresa e decepcionada ao realizar uma atividade durante a aula, como era semana das crianças nas escolas então preparei aulas especiais e entre as atividades tinha a criação de estórias. Sentei em circulo com as crianças e falei que iríamos criar uma estória juntas e depois dançaríamos essa estória, expliquei que eu começaria a estória e logo em seguida a aluna que estava ao meu lado direito continuaria e assim sucessivamente.

Comecei a estória e ao passar a palavra para a aluna simplesmente não saía nada, achei que seria um caso normal entre algumas das alunas, mas quando fui passando de aluna a aluna qual foi minha surpresa que elas também não conseguiam criar nada... :-(

Somente duas alunas conseguiram desenvolver alguma coisa, ao perguntar às crianças se elas brincavam de mundo imaginário, se inventavam estórias com as bonecas ou algo parecido a resposta foi: - Não, eu brinco no computador, respondeu uma aluna.

Fiquei tão triste, mas não porque a aula que preparei não saiu como queria mais por ver crianças sem imaginação e criatividade. Não sei se isso é deficiência da escola ou dos pais só sei que é triste e muito ruim perceber que minhas alunas não estão tendo uma infância de muitas estorias, imaginações e criações tanto sozinhas como com amigas.

Diante dessa situação percebi que posso ajuda as minhas alunas desenvolvendo aulas de criação e estorias.

Elidiane Serafim

2 comentários:

  1. Olá , Prô... Pois é ontem em minha aula peguei uma turma nova e me deparei com uma criança de 6 anos que tudo que eu falava para usarem a imaginação ela simplesmente se negava.. eu falei vamos use a imaginação vc não está vendo o céu ? as Estrelas? Ela disse não vejo nada só o teto ! Bem não sei se era uma defesa por eu ser nova ou se ela realmente se pensava muito "madura" para usar a imaginação. Interessante né ?

    ResponderExcluir
  2. kkkk existem essas respostas. Mas, trabalhe essa imaginação na sua turma, proporcione momentos criativos e lúdicos, promova discussões saudáveis que conduza a criança a pensar, imaginar e criar. Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/serafim.ballet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...